NEM VEM DE ESCADA.. QUE O INCÊNDIO É NO PORÃO!!! (Wilson Simonal)
Um breve relato:
Em uma manhã de domingo acordei com o susto de uma movimentação estranha, me levantei para ir ver o que estava acontecendo. Para a minha surpresa e espanto a casa do meu vizinho estava começando a pegar fogo, em questão de segundos as chamas cresceram de forma estrondosa. Era nada mais, nada menos que um espetáculo tenebroso.
Lembro de sentir muita pena dos donos da casa, perder tudo assim em fração de segundos deveria ser desesperador, uma fatalidade cruel. Pelo menos não havia ninguém na casa, nenhum ferido, menos mal.
Bom, passando o drama logo surgiram- se os boatos, o incêndio tinha sido intencional, isso mesmo, foi criminoso, o próprio dono havia forjado um jeito de facilitar a tragédia toda. Motivo? Receber o seguro da casa. É mole?
Esse tipo de situação existe, não é raro, 1,6% dos incendiários fazem isso para receber benefícios, porém, essa é uma porcentagem ainda pequena, grande parte dos incêndios criminosos provem de mentes criminosas. Exatamente, não basta destruir os bens alheio, o sujeito quer cometer o crime em grande estilo!!
Vamos ao perfil do nosso "tocha humana":
90% são homens, entre 20 aos 30 anos. Geralmente são pessoas com problemas psicológicos graves como défice cognitivo, depressão, demência alcoólica, e entre os mais novos, vandalismo ou dificuldade em conter os impulsos.
Existe pouquíssimos relatos de incendiários com Transtornos de Personalidade Piromaníaco, no qual consiste em um desejo incontrolável de atear fogo em objetos. Na verdade o incendiário tem maior chance de ter um Transtorno Antissocial, ou Transtorno de Ajustamento. Na infância provavelmente tiveram diagnósticos como TDAH, Imperatividade ou Transtorno de Conduta. As mulheres incendiárias são apenas 10%, geralmente motivadas por vingança.
Como um bom artista que é, o criminoso incendiário sempre volta para assistir a sua obra, muitas vezes se dispõe a auxiliar os bombeiros só para presenciar mais de perto seu espetáculo maligno, realmente digno de uma mente doente e sombria.
Aline Westphal
Psicóloga
Atendimento em grupo as vítimas de violência: Início dia 20 de fevereiro.
Contato: aline_westphal@hotmail.com / (48) 96213456
Toda sexta-feira as 16hs. (GRATUITO)
Atendimento em grupo as vítimas de violência: Início dia 20 de fevereiro.
Contato: aline_westphal@hotmail.com / (48) 96213456
Toda sexta-feira as 16hs. (GRATUITO)

Nenhum comentário:
Postar um comentário