sexta-feira, 31 de julho de 2015

FAÇA PARTE DA EQUIPE: ENTRE SEM BATER: assistência a vítimas de violência



Para quem tem acompanhado o nosso trabalho, sabe do esforço que o projeto vem fazendo para dar apoio e assistência ao maior número de pessoas possíveis. Com isso temos criado parcerias com instituições que necessitam desse trabalho e que possam de alguma forma se beneficiar do projeto.

A nossa equipe conta com cinco terapeutas, e estamos abertos para receber pessoas interessadas em auxiliar nesse processo. Sendo ou não da área Psi.
O intuito é utilizar dos meios que temos disponíveis em prol das vítimas, seja com fins terapêuticos ou com oficinas de ensino aprendizagem. 

Quer fazer parte da equipe?
Você pode ajudar!

Entre em contato: (48) 96213456 ou pelo e-mail: aline_westphal@hotmail.com


Siga a página no YouTube:  Criminal PSC Aline Westphal

terça-feira, 21 de julho de 2015

ALIENAÇÃO PARENTAL : Conceito e consequências



“Seu pai não gosta de você.”
“Sua mãe não merece o seu amor.”
“Diga ao seu pai que você não quer ir com ele.”

Diversas frases como estas são ditas por pais aos seus filhos, crianças ou adolescentes em que a família passa pelo processo de divórcio. Esses jovens passam a travar uma batalha árdua ficando entre seus genitores como um escudo ou um elemento utilizado para ameaçar ou atingir agressivamente o outro.
Esse tipo de comportamento é caracterizado de Síndrome da Alienação Parental, constantemente um dos genitores ou a pessoa que está responsável pela criança (avós, ou outro parente) estimula o rompimento do laço afetivo com o outro responsável, denegrindo a imagem e cria uma percepção falsa onde a criança é obrigada a acreditar.
A alienação pode ocorrer de diversas formas, com a desqualificação do outro genitor fazendo com que o filho acredite que o pai ou a mãe o abandonou, ou que não possui capacidade ser um bom cuidador. “Seu pai te abandonou ele não merece ver você.”
É comum que um dos genitores dificulte a visita do outro, ou do avô ou avó, ou qualquer parente da família do ex – cônjuge com desculpas do tipo: “Ele está doente”  ou “Ele disse eu não quer ir com você hoje” na tentativa de anular o convívio da criança com a família. Existem casos extremos dos responsáveis mudarem de residência para dificultar a visita do outro genitor e até mesmo falsas denúncias de violências e abusos sexuais para afastar ao máximo a criança e implantar falsas memórias para que a mesma acredite que isso realmente aconteceu.

Toda essa guerra travada entre os pais pode trazer consequências graves na vida dos filhos comprometendo o seu desenvolvimento. A presença de um dos genitores passa a ser anulada e as falsas memória que são criadas podem fazer com que a criança ou o adolescente possa perder todo o interesse por um dos pais e aos poucos não consegue mais diferenciar o que é real e o que é fantasia pois já está muito manipulada e perde a capacidade de elaborar suas próprias conclusões sobre o assunto. O sentimento de raiva e frustração de um relacionamento falido deve ser apenas dos adultos envolvidos, mas o que acontece é que esse sentimento passa a ser transferido para os filhos e o divórcio passa a ser não apenas dos pais, mas também dos filhos com o genitor que está saindo de casa ou até mesmo com a família estendida.

MICHELLY DE LIZ
Psicóloga 

sábado, 18 de julho de 2015

5 CONSELHOS PRA VIDA!

TENHA MAIS RESPEITO!
Ao se portar com uma pessoa, lembre-se que ninguém é obrigada a concordar com você, então guarde a sua opinião se esta não for conveniente.




VOCÊ NÃO ESTÁ NA SUA CASA!
Nada mais desagradável do que ter alguém cantando de galo dentro da sua própria casa, então contenha-se.




MANTENHA O TOM!
Se você é daquelas pessoas que tenta forçar a sua opinião na base do grito, lá vai um conselho certeiro: PARE!



SINCERIDADE NÃO É SINÔNIMO DE GROSSERIA!
Se você é do tipo que fala o que pensa, cuidado! Quem fala o que quer deve aceitar ouvir o que não quer, e a verdade pode doer nesse caso.



Por último e não menos importante.. CONTENHA A INVEJA!
A auto destruição começa quando o seu foco é aniquilar o amiguinho. Além de demonstrar a sua inteira falta de capacidade, também indica sua pobreza de caráter.



Você começa a pecar pela falta de criatividade e excesso de comodismo, então quando por a culpa nas outras pessoas passa ser mais fácil do que fazer alguma coisa pela vida, então abra seu olho. Você pode não se notar, mas as outras pessoas certamente sim.




Aline Westphal









terça-feira, 7 de julho de 2015

VOCÊ VAI ERRAR, SEJA PACIENTE!





Quando o assunto é relações humanas, prepare-se para errar!!!

Entre todas as coisas que você pode controlar na vida, duas delas são simplesmente impossíveis. A primeira é o tempo, a segunda são os sentimentos das pessoas. Então esteja preparado para cair de cabeça e se frustrar, a frustração faz parte da vida. Mas viva intensamente essa dor, se levante e tente de novo.

As pessoas que não aprenderam a tolerar as suas frustrações, que não aceitam perdas, são as que mais sofrem nos terminos de qualquer relação, e na primeira tombada elas viram pedras. Exatamente, sabe aquele(a) fulaninho(a) aque não se prende a nada? Que nunca demonstra sentimentos? Que não se 'apega'? Que foge de compromisso como o diabo da cruz? Então, essas pessoas se construiram a partir de grandes perdas, essas que todo mundo passa na vida, mas que para elas isso vai além, e essas pessoas desejaram tanto não sentir mais essa dor, que passaram a não sentir mais nada. Em outras palavras, "o seu coração está muito bem trancado".


DESAMARRE-SE

Se você, caro leitor, se identifica com o texto em questão, então vai uma dica, DESAMARRE-SE!
Desate os nós desse passado mal resolvido, deixe a dor ir embora, ela já ficou ai tempo demais ocupando espaço na sua vida. Pessoas presas são impossibilitadas de se mexerem. Como posso dar alguns passos a frente se eu estiver amarrada? Como posso tocar outro alguém? PENSE!
Só é possível deixar alguém entrar se o outro alguém for embora, então deixe-o ir, PERMITA-SE!

A vida é uma passagem breve, e apesar dos inúmeros passageiros que encontramos no caminho, você é o único condutor dessa sua história, leve consigo o que faz bem, e dirija-se pra onde achar melhor, deixe em um ponto qualquer aquilo que já passou, que engasgou, que fez mal, PROSSIGA E SIGA SEMPRE EM FRENTE!!!

Aline Westphal

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O QUE É A CRIMINAL PSC? E QUAL A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS?

Bom dia gente, essa semana recebi muitos recadinhos pela minha página pessoal, estou contente com a interação do povo, mais feliz ainda com o apoio ao projeto. É muito importante pra gente ter retornos assim, tão positivos e tão carinhosos. Obrigada!

Então gente, o tema de hoje não é tão especifíco, é mais a nível de dúvidas do pessoal. Pra quem acompanha os nossos vídeos sabem que nossa equipe se preocupa em levar informações ao pessoal que desconhece algumas medidas que podem ser tomadas frente a situações de risco.

Com isso, qual é a importância desse tipo de trabalho?
Além da preocupação em amparar as vítimas dentro dos grupos de apoio, a Criminal PSC também tem como meta auxiliar o ENTRE SEM BATER nas medidas preventivas. Isso mesmo, levar a informação a diante é o nosso foco em primeiro lugar, pois muitas pessoas naturalizam seu papel de vítima e não se dão conta que ainda podem mudar. Então, estamos aqui para lembra-los todos os dias que isso é possível, basta dar o primeiro passo, e nós auxiliamos você!

Porque a Criminal PSC se uniu ao projeto ENTRE SEM BATER?
Simples, aqui a regra é "a união faz a força."
A Criminal PSC é uma página de estudos e informações, visa trabalhar os temas, idependente do que é trabalhado no projeto, aqui podemos discutir temas jurídicos, forenses, ou de psicologia em geral. Já o ENTRE SEM BATER é um trabalho prático, de assistência que conta com o apoio de uma equipe. Esse trabalho é tão importante e tão bem elaborado que não podemos deixar de apoiar a causa não é?

Gostou da iniciativa?
Então leve a diante!

Nós estamos com você!!

Aline Westphal
Psicóloga Clínica/pesquisadora Forense
CRP 12/12741